VIDRO LÍQUIDO PROTEGE QUALQUER SUPERFÍCIE
O vidro líquido é um produto que pode ser aplicado sobre praticamente qualquer material e cria uma camada protetora, capaz de evitar manchas e até a penetração de água.

Ele recebe esse nome porque o material básico da sua composição é o dióxido de silício, que vem da areia, basicamente, assim como o vidro. Além disso, uma das suas versões, a resina, fica bem parecida com o vidro após a aplicação, formando uma camada brilhante e transparente, apenas menos sólida e menos resistente a altas temperaturas. Já a versão líquida não interfere em nada na textura e aparência dos materiais onde é aplicada, deixando as superfícies protegidas porém parecendo que nem está ali, inclusive em materiais maleáveis como estofados, cortinas e papel.

Como o vidro líquido funciona?

O vidro líquido impede os líquidos e sujeiras de penetrarem nas superfícies, mas mesmo assim permite que elas respirem normalmente. Isso acontece porque ele é feito com moléculas muito pequenas, em um tipo de processo conhecido como nanotecnologia, que manipula os materiais em escala atômica e molecular, ou seja, muito reduzido. As partículas do material são então tão pequenas que impedem a passagem das moléculas dos outros líquidos ou substâncias, mas não chegam a fechar a superfície a ponto de impedir a passagem do ar. É como se fosse uma minúscula rede de proteção.

O vidro líquido é ecológico?

Sim, o vidro líquido é considerado um material ecológico por não ser feito à base de produtos químicos pesados e sim por nanotecnologia, contendo apenas água, silício (areia) e algumas vezes álcool em sua composição.

Onde o vidro líquido pode ser aplicado?

Existem diferentes marcas do produto, e muitas vezes são usados tipos diferentes para cada material, como um para pedras e outro para estofados, por exemplo. Cada fornecedor tem diferentes opções nesse sentido. Mas de maneira geral é possível aplicar o vidro líquido:

– Em boxes e janelas de vidro, evitando o acúmulo de gordura e sujeira ou até mesmo evitando que o vidro fique embaçado;

– Em bancadas de cozinha e banheiros, evitando a formação de manchas e também protegendo contra bactérias, já que o produto tem ação antimicrobiana, além de evitar manchas;

– Em estofados de qualquer tipo, como sofás e cadeiras com tecido, para evitar manchas e a penetração de líquidos que geram mau cheiro. Pode ser a chance de usar aquele sofá branco tão bonito e tão fácil de sujar;

– Em tapetes e cortinas, novamente para evitar manchas e facilitar a limpeza, já que a sujeira não gruda;

– Em geladeiras, cooktops e outros eletrodomésticos, para proteger a peça de manchas e de alimentos que grudam;

– Em móveis de madeira, mdf ou similar, que normalmente não resistem à umidade, para que eles não estraguem ao entrar em contato com a água;

– Em paredes e pisos com revestimentos de diversos tipos, incluindo pedra, madeira, cerâmicas, carpetes, entre outros, para preservar por mais tempo e evitar manchas, ou até para remover pichações com facilidade, já que a tinta não adere à parede.

Veja algumas demonstrações de aplicação do vidro líquido em diferentes materiais:

– Em tecidos:
– Na madeira e na parede com tinta:

Quanto tempo dura a proteção do vidro líquido?

A durabilidade do material após a aplicação depende do tipo, da marca e do uso, pois passar produtos químicos e corrosivos sobre as superfícies pode tirar o vidro líquido mais rapidamente. Mas a ordem de grandeza prometida pelos fornecedores é de cerca de 2 ou 3 anos, normalmente.

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/vidro-liquido-protege-qualquer-superficie/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here